Financiamento de imóveis nos EUA: o que você precisa saber

O processo de financiamento (mortgage) nos EUA é muito simples e mais vantajoso que o do Brasil. Mas é preciso entender como funciona o processo para que não hajam imprevistos. A primeira grande coisa que você deve saber é que: se você deseja financiar parte do imóvel que está em negociação, você precisa ter ciência e comunicar isso antes mesmo da assinatura do contrato. Assim é possível tomar as providências necessárias antes do momento do fechamento do negócio, evitando futuras complicações.

Esclarecido esse detalhe importante, vamos ao processo:

1ª FASE – PRÉ-APROVAÇÃO

Se esta for a sua vontade, é necessário que você providencie a documentação solicitada para que ela passe por uma pré-aprovação junto aos bancos financiadores. Esta é uma etapa de qualificação do cliente. Importante e indispensável.

Documentação:

  • Visto de turista válido (qualquer outro tipo de visto precisa ser qualificado caso a caso).
  • Comprovação de renda pelo menos 3 vezes superior ao valor da parcela, no país de origem.
  • Comprovar que o imposto de renda (IR) esteve em dia pelos últimos 2 anos, além do ano atual
  • Extrato bancário dos últimos 60 dias consecutivos de qualquer conta bancária que esteja em uso durante o processo do financiamento (para comprovação do valor total para investimento).

O mais importante dos extratos bancários é a comprovação da origem de qualquer depósito acima do valor determinado pelo banco financiador durante os 60 dias consecutivos de histórico!

DICA

Ao contrário do que muitos pensam não é necessário ter renda declarada no Imposto de Renda para qualificação do empréstimo. Existem bancos que exigem a declaração de toda a renda do comprador e usam apenas isso para qualificação, porém a maioria dos bancos usam apenas uma cartinha do contador e/ou empregador como base de rendimento.

Com o cliente pré-aprovado, e contrato de compra assinado, começamos a preparar a documentação para a segunda fase. Todo esse processo é realizado por nossa assessoria 360º, sem custos adicionais, sustos e dúvidas, com garantia de segurança, qualidade e conforto.

 

2ª FASE – APROVAÇÃO

O banco irá analisar a documentação enviada para aprovação condicional do financiamento. Isso significa que ele já se comprometeu a realizar o empréstimo e, se for o caso, basta assegurarmos algumas condições que ele pode impor, como:

  • Documentos atualizados até a data de aprovação
  • Seguro da propriedade
  • Documentação do cartório e do construtor, ou outros pertinentes à transação imobiliária, a depender de cada banco.

 

3ª FASE – APROVAÇÃO FINAL

Enviados os novos documentos solicitados, chegamos a última fase do processo, que é a aprovação final do financiamento e entrega de chaves da propriedade (closing).

A análise da documentação para aprovação final dura cerca de 7 dias úteis. Somente após o resultado podemos marcar a data de fechamento com o cliente. O processo inteiro dura, em média, 45 dias.

O closing (entrega das chaves) pode ser feito no Consulado Americano no Brasil mais próximo ao cliente, por Procuração ou pessoalmente.